quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

12 De Junho- Dia Mundial De Combate A Exploração Do Trabalho Infantil !

.

      O trabalho infantil infelizmente acontece. E não é somente em um país como o Brasil, mas em outros países também sofrem deste mesmo problema. O que acontece é que através das crianças os empregadores conseguem uma mão de obra mais barata, principalmente quando se tem menos de 16 anos. Nesta idade o empregado ainda não pode ter carteira assinada. E com isso ficam livres de impostos e outros vales que deveriam dar. O trabalho infantil acontece principalmente nas fazendas, pois lá não há tanta fiscalização do que está acontecendo ou não. É uma área que vem crescendo e muito no país, e onde muitas crianças estão ficando sem estudo, sem brincadeiras, ou seja, perdendo o que deveriam fazer na idade correta.

      Muitos vão apenas para acompanhar os seus pais e acabam trabalhando com eles e assim tendo uma mão de obra quase sem custo. Os trabalhos que eram bastante explorados também é o de doméstica, a grande parte dos jovens que trabalham neste ramo não tem a carteira assinada. E é válido lembrar que no Brasil é permitido o trabalho acima de 14 anos e ainda sob condição de aprendiz, que é quando trabalham se determinadas horas por dia e remunerado, e precisam estar na escola para conseguir o mesmo. Atividades que aconteçam com menos de 14 anos é considerada proibida e os donos forem pegos terá graves problemas. E quando falado nos 16 anos o trabalho começa a ser permitido, porém desde que não seja exercido no período noturno, e que também geralmente é o usado para quem é obrigado a trabalhar período integral. Os jovens nessa idade ainda não terminaram os seus estudos.

     Ele só ocorre pela grande falta de fiscalização e não há denúncias sobre o que está ocorrendo, e isso dificulta a ação e muito dos profissionais. Crianças de cinco anos são pegar para trabalho, o que é uma exploração absurda, pois este era o momento ideal para curtir a sua infância. A causa disso tudo é que com tudo a criança acaba se acostumando e não vão para escola por ser longe de sua casa, e, portanto, ficam trabalhando com os seus pais. Como a maioria acontece no campo e é exatamente estes locais que faltam a educação mais organizada, escola mais próximas, conduções as crianças acabam por não indo na escola e quando crescem e se tornam adultos não possuem oportunidade de emprego e continuam na vida em que sempre se encontraram.


Foto:Google

Fonte: http://www.alienado.net/tudo-sobre-a-exploracao-do-trabalho-infantil/

Nenhum comentário: