terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Educação Contextualizada Para Convivência Com O Semiárido Brasileiro





EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO BRASILEIRO EM ÁREA URBANA E COM A INCLUSÃO DO SETOR EDUCACIONAL PRIVADO

Autor: Mauricio Vidal


 Numa conjuntura onde as discussões sobre mudança de hábitos para a convivência com o Semiárido brasileiro fervem, a educação assume papel fundamental para cumprimento dessa tarefa. E este trabalho, sob os fundamentos de MARX, 1998; GRAMSCI, 1985; MATOS, 2009 entre outros, pretende demonstrar com dados e argumentos que as áreas urbanas e o setor educacional privado, hoje à margem das produções tecnológicas, educacionais e literárias afins, precisam ser prioritariamente incluídos nos fóruns que discutem e deliberam sobre esse tema para que possa auxiliar qualitativamente na elaboração de políticas de contextualização da educação e de qualquer outra natureza e também liderar democraticamente, na condição patente de beneficiário mais carente, os índices de recebimento das ações de adequação aos preceitos e procedimentos semiaridamente ajustados.
Nos três capítulos que constituem o presente estudo, há respectivamente uma descrição da abordagem quantiqualitativa e da metodologia utilizada durante o processo de investigação e coleta de dados; algumas considerações conceituais sobre áreas urbanas e sobre o setor educacional privado a partir do esquadrinhamento da cidade de Juazeiro da Bahia e do Colégio Dr. Edson Ribeiro e ainda uma exposição de informações sobre a realidade comum desses dois campos que foram objetos de investigação.
Então, na perspectiva de construir uma sociedade capaz de atuar cotidianamente observando as particularidades do temperamento próprio da semiaridez, esse texto recomenda mudança radical de comportamento das instituições públicas e privadas que militam pela contextualização dessa região em si mesma no que diz respeito à eleição de suas prioridades sobre as áreas de atuação e o público alvo. Nessa recomendação o conteúdo professa com espírito pragmático em considerações finais, que a educação e outras iniciativas precisam de pernas mais longas e passos mais rápidos para agilizar os processos regionais de formação humana sob a compreensão clara de que isso só será possível se as áreas urbanas e o setor educacional privado forem alcançados e se os homens e mulheres das cidades forem colocados em anteposição na rota das políticas para convivência com o Semiárido brasileiro.

PALAVRAS CHAVE: Urbano, Educação, Semiárido

Fonte:http://nossocantonoplaneta.blogspot.com.br/2012/12/educacao-contextualizada-para.html

Nenhum comentário: