sábado, 18 de fevereiro de 2012

Os Quatro Tipos De Professor



           Atualmente muito se comenta, escreve, debate e publica sobre dificuldades na aprendizagem. E consideramos tal realidade como um avanço pois tal campo de estudos tem contribuído para ‘desestigmatizar’ muitos alunos que eram rotulados de preguiçosos, desmotivados e desinteressados. No entanto, precisamos verificar a real dificuldades e nos perguntarmos: há realmente dificuldade na aprendizagem ou no ensino? Estudos comprovam que o papel, a postura, a motivação e a metodologia do professor pode fazer diferença muita diferença no avanço ou na regressão da aprendizagem. Tal realidade pode aplicar-se também em questões comportamentais. Baseado nos “Quatro modelos básicos de relações familiares”, utilizaremos a mesma estrutura em relação aos professores e o impacto desses tipos na vida escolar do aluno.

Professor Autoritário:
Caracterização: É extremamente autoritário e no relacionamento com os alunos há ausência de diálogos sendo que as ordens são dadas por quem detém a ‘ autoridade’ e quem não tem deve obedecer sem jamais questionar.
Consequência no comportamento do aluno: O aluno que aceita a autoridade passivamente é premiado e o que não aceita é punido. Gera alunos excessivamente tímidos ou extremamente ‘indisciplinados’.
Pontos positivos do professor autoritário: Mantém a ordem.
Pontos negativos do professor autoritário: Impõe o medo; gera alunos tímidos e pouco persistentes; não promove o desenvolvimento do pensamento crítico.

Professor Permissivo:
Caracterização: Aceita tudo; tem medo de não ser aceito; é inseguro; apresenta auto grau de afeto e comunicação
Consequência no comportamento do aluno: O aluno não tem noção de limites e tem comportamentos abusivos em sala de aula; não encara com responsabilidade tarefas para fixação de conteúdo; não entende o limite entre brincadeiras e respeito.
Pontos positivos do professor permissivo: Consegue a simpatia dos alunos que geralmente o taxam de ‘bonzinho’.
Pontos negativos do professor permissivo: Frágil; acaba prejudicando toda a turma pois sua falta de postura acaba impactando no processo de ensino-aprendizagem devido ao alto nível de bagunças em sala.

Professor Democrático:
Caracterização: Exige que os combinados de sala sejam cumpridos; exerce alto grau de controle; mantém vias de comunicação e diálogo com os seus alunos; valoriza a opinião dos alunos.
Consequência no comportamento do aluno: Respeito e interesse pelo professor e sua matéria; alcançam grau de maturidade e exercício da maturidade; aumento da aprendizagem.
Pontos positivos do professor democrático: Exerce autoridade ao mesmo tempo que mantém o respeito da turma; habilidade de gerenciar conflitos em sala de aula.
Pontos negativos do professor democrático: ?????????

Professor Negligente:
 
Caracterização: Baixo grau de controle com os alunos; acreditam que a culpa da indisciplina dos alunos é sempre da família e que ‘não tem jeito’; acreditam que estão ali apenas para ‘dar o conteúdo’ sem interação com os alunos.
Consequência no comportamento do aluno: Alunos mostram-se indisciplinados, rebeldes pois percebem que os professores não se importam e nem se interessam por eles.
Pontos positivos do professor negligente: Nenhum.
Pontos negativos do professor negligente: Irresponsável; negligente; descompromissado; inabilidade para realizar auto-análise e auto-crítica. Realmente, é o mais preocupante tipo de professor.
Fonte: http://venturelle.wordpress.com/2010/08/20/os-quatro-tipos-de-professor/
Fotos: Google

Nenhum comentário: