quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Curta Brasileiro Vencedor De Concurso Do YouTube

O curta-metragem brasileiro "Laços", de Flávia Lacerda e Adriana Falcão, foi o vencedor do concurso Project Direct, do YouTube. O anúncio foi feito no dia 5 de dezembro de 2007. O filme competiu com + 19 finalistas de várias partes do mundo selecionados por um comitê presidido pelo diretor Jason Reitman, de "Obrigado por fumar". O curta será exibido no mês que vem no Sundance Festival ( assista aqui ).

O concurso teve participação de filmes dos Estados Unidos, Brasil, Canadá, França, Itália, Espanha e Reino Unido. "Laços" foi o único brasileiro classificado para a última etapa, com votação entre os internautas que aconteceu até 2 de dezembro do último ano.

As diretoras receberão US$ 5 mil de prêmio e vão ao festival em Park City, Utah (o festival será realizado de 17 a 27 de janeiro/2008). Além do curta brasileiro, completam o pódio duas produções americanas: "Gone in a flash" e "My name is Lisa".

"Laços" surgiu do interesse dos amigos Clarice Falcão e Célio Porto no concurso. Clarice, filha de Adriana e João Falcão, pediu à mãe que escrevesse um roteiro e chamaram Flávia Lacerda, que dirigiu o filme e Felipe Reinheimer, que fez a fotografia. Participam como atores Clarice, Célio Porto e Jô Abdu. A música foi composta especialmente por Clarice, e o arranjo foi feito por Ricco Viana, que é responsável por toda a trilha.

Com duração de 6 minutos e 43 segundos, "Laços" conta a história do encontro entre uma garota cujo pai acabou de morrer e um garoto misterioso, na rua. Utilizando uma câmera AG-DVX100, as filmagens duraram um dia e foram realizadas no bairro do Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro. A produção custou R$ 1.500, gastos principalmente na parte de edição e alimentação da equipe.

Logo abaixo está o vídeo vencedor do concurso, não perca a chance de dá uma olhada e de comentar. Vale a pena, é um vídeo de um pouco mais de 6 minutos.



Texto original:
http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/cadernog/conteudo.phtml?id=719336

Matérias:
http://sonialopes.com.br/index.php/2007/12/11/clarice-falcao/
http://navalha.wordpress.com/2007/11/27/lacos-frouxos-e-sem-graca-na-final-do-youtube/

Página do festival em Utah:
http://www.sundance.org/festival/

Assista os filmes do festival de Utah:
http://www.sundance.org/festival/film_events/calendar.asp

Um comentário:

Manollo Ferreira disse...

Fiquei vislumbrado com a grandeza deste curta, essencialmente com a riqueza dos dialogos.
A priore, percebe-se a inexperiência dos atores, todavia já que são iniciantes, torna-se relevante tal observação diante da profundidade do roteiro. Aconselho, que assistam e reacistam este curta, só assim irão compreender-me.