Importância da integração escola-família no processo pedagógico
Pensar
em educação de qualidade hoje, é preciso ter em mente que a
família esteja presente na vida escolar de todos os alunos em todos
os sentidos.Ou seja, é preciso uma interação entre escola e
família. Nesse sentido, escola e família possuem uma grande tarefa,
pois nelas é que se formam os primeiros grupos sociais de uma
criança.
Envolver
os familiares na elaboração da proposta pedagógica pode ser a meta
da escola que pretende ter um equilíbrio no que diz respeito à
disciplina de seus educandos. A sociedade moderna vive uma crise de
valores éticos e morais sem precedentes. Essa é uma constatação
que norteia os arredores dos setores educacionais, pois é na escola
que essa crise pode aflorar mais, ficando em maior evidência.
Nesse
sentido, A LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação ( lei
9394, de dezembro de 1996) formaliza e institui a gestão democrática
nas escolas e vai além. Dentre algumas conquistas destacam-se:
A
concepção de educação, concepção ampla, estendendo a educação
para além da educação escolar, ou seja, comprometimento com a
formação do caráter do educando.
Nunca
na escola se discutiu tanto quanto hoje assuntos como falta de
limites, desrespeito na sala de aula e desmotivação dos alunos.
Nunca se observou tantos professores cansados e muitas vezes, doentes
física e mentalmente. Nunca os sentimentos de impotência e
frustração estiveram tão marcantemente presentes na vida escolar.
Por
essa razão, dentro das escolas as discussões que procuram
compreender esse quadro tão complexo e, muitas vezes, caótico, no
qual a educação se encontra mergulhada, são cada vez mais
freqüentes. Professores debatem formas de tentar superar todas essas
dificuldades e conflitos, pois percebem que se nada for feito em
breve não se conseguirá mais ensinar e educar.
Entretanto,
observa-se que, até o momento, essas discussões vêm sendo
realizadas apenas dentro do âmbito da escola, basicamente envolvendo
direções, coordenações e grupos de professores. Em outras
palavras, a escola vem, gradativamente, assumindo a maior parte da
responsabilidade pelas situações de conflito que nela são
observadas.
Assim,
procuram-se novas metodologias de trabalho, muitos projetos são
lançados e inúmeros recursos também lançados pelo governo no
sentido de não deixar que o aluno deixe de estudar. Porém,
observa-se que se não houver um comprometimento maior dos
responsáveis e das instituições escolares isso pouco adiantará.
Fonte: http://br.monografias.com/trabalhos3/integracao-escola-familia/integracao-escola-familia.shtml
Fonte: http://br.monografias.com/trabalhos3/integracao-escola-familia/integracao-escola-familia.shtml
Foto: Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário