EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA A CONVIVÊNCIA COM
O SEMIÁRIDO BRASILEIRO EM ÁREA URBANA E COM A INCLUSÃO DO SETOR EDUCACIONAL
PRIVADO
Autor: Mauricio Vidal
Numa conjuntura onde as discussões
sobre mudança de hábitos para a convivência com o Semiárido brasileiro fervem,
a educação assume papel fundamental para cumprimento dessa tarefa. E este
trabalho, sob os fundamentos de MARX, 1998; GRAMSCI, 1985; MATOS, 2009 entre
outros, pretende demonstrar com dados e argumentos que as áreas urbanas e o
setor educacional privado, hoje à margem das produções tecnológicas,
educacionais e literárias afins, precisam ser prioritariamente incluídos nos
fóruns que discutem e deliberam sobre esse tema para que possa auxiliar qualitativamente
na elaboração de políticas de contextualização da educação e de qualquer outra
natureza e também liderar democraticamente, na condição patente de beneficiário
mais carente, os índices de recebimento das ações de adequação aos preceitos e
procedimentos semiaridamente ajustados.
Nos três capítulos que constituem o
presente estudo, há respectivamente uma descrição da abordagem
quantiqualitativa e da metodologia utilizada durante o processo de investigação
e coleta de dados; algumas considerações conceituais sobre áreas urbanas e
sobre o setor educacional privado a partir do esquadrinhamento da cidade de
Juazeiro da Bahia e do Colégio Dr. Edson Ribeiro e ainda uma exposição de
informações sobre a realidade comum desses dois campos que foram objetos de
investigação.
Então, na perspectiva de construir
uma sociedade capaz de atuar cotidianamente observando as particularidades do
temperamento próprio da semiaridez, esse texto recomenda mudança radical de
comportamento das instituições públicas e privadas que militam pela
contextualização dessa região em si mesma no que diz respeito à eleição de suas
prioridades sobre as áreas de atuação e o público alvo. Nessa recomendação o
conteúdo professa com espírito pragmático em considerações finais, que a educação
e outras iniciativas precisam de pernas mais longas e passos mais rápidos para
agilizar os processos regionais de formação humana sob a compreensão clara de
que isso só será possível se as áreas urbanas e o setor educacional privado
forem alcançados e se os homens e mulheres das cidades forem colocados em
anteposição na rota das políticas para convivência com o Semiárido brasileiro.
PALAVRAS CHAVE: Urbano, Educação, Semiárido
Fonte:http://nossocantonoplaneta.blogspot.com.br/2012/12/educacao-contextualizada-para.html
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